sexta-feira, setembro 16, 2011

Ex-deputado entra com habeas corpus a favor do Macaco Chico

 Depois de soltar um flanelinha, ex-deputado segue na luta pelos animais irracionais

O ex-deputado Pedro Furico Eurico deve entrar hoje com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Pernambuco pedindo a liberdade do Macaco Chico, mais nova celebridade recifense que fugiu do Parque Treze de Maio e passou três dias perambulando e agitando a capital.

"É uma arbitrariedade o que estão fazendo. Qual foi o crime que este macaco cometeu? Ele luta por liberdade, o que está garantido na constituição, e é punido? Chico tem que ser solto já", comenta o ex-deputado. A assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que só vai se pronunciar quando analisar o pedido. Por enquanto, Chico permanece enjaulado.

O animal foi recapturado e levado ao local onde vivia há 17 anos. Imediantamente após o retorno ao parque, grupos ambientalistas ligados ao PV iniciaram uma onda de protestos em redes sociais e até presencialmente, portando faixas com os dizeres "#FREECHICO", "Liberdade para todos do Horto!", "Chico, Guerreiro, do Povo Brasileiro!" e "Recife tem jeito. Chico para prefeito!". Apesar de pequeno, o grupo chamou a atenção de quem passava pelo parque na noite da quinta-feira.

O RETORNO - Chico aceitou com tranquilidade o retorno ao cativeiro onde foi criado. Alimentou-se de pipoca, chiclete, biscoito Treloso e salgadinho Pippos que os frequentadores do parque jogavam na jaula. "Ele já está acostumado com a gente. Tem um bucho de ferro", declara o analista de sistemas Reginaldo Bertioga, amigo de Chico há dois anos.

A volta de Chico já mexeu com a rotina do parque. O macaco é a grande atração do local e alvo das lentes de máquinas fotográficas. Apesar do assédio, não parece incomodado com a fama repentina e sorri a cada pose. De acordo com veterinários do Ibama, ele não tem nenhum problema de saúde.

Um comentário:

  1. Libertem o Chico, MAS PRENDAM O EURICO num manicômio....É um louco....Aproveitem e prendam os do PV também....a gente tá lascado com esse "povinho"....o Brasil tem jeito....EXTINÇÃO da espécie...começar do Zero....um Dilúvio...o clamor do PV faz sentido, sim. Não já elegeram um "Burro"?? Por que não um macaco???

    ResponderExcluir